Então você pode ganhar dinheiro com Créditos de Carbono!
Além de obter receita com a venda da energia gerada, os créditos de carbono podem viabilizar ou acelerar o retorno do investimento no biodigestor e no gerador de energia.
A estruturação de uma usina de biometano exige investimentos elevados, tornando os créditos de carbono uma alternativa interessante para ajudar a amortizar esses custos.
O biogás gerado pela decomposição orgânica é mais poluente que o gás liberado ao queimá-lo. Ao fazer isso, você está reduzindo as emissões e é recompensado por isso.
Entenda como você pode lucrar mais com o biogás gerado na sua propriedade rural
1º Etapa
Criação de animais em confinamento
O confinamento de bovinos, suínos ou aves é essencial para a produção do biogás. Se sua criação adota esse sistema, há grande potencial para a geração de créditos de carbono.
2º Etapa
Manejo dos dejetos orgânicos
Para a geração de biogás, utilizam-se fezes e urina de bovinos e suínos, enquanto nos aviários, a cama de frango e seus resíduos orgânicos são manejados.
3º Etapa
Recuperação do biogás gerado
Para a captura e recuperação do biogás, utiliza-se um biodigestor, que promove a decomposição dos dejetos e converte-os em biogás para geração de energia ou biometano.
4º Etapa
Destinação correta do biogás gerado
O biogás deve ser destinado corretamente, podendo ser utilizado na geração de energia, no transporte como bio-GNV em usinas de biometano ou até mesmo incinerado em flares.
Processos para a execução do projeto de crédito de carbono
✅ Atuamos desde o diagnóstico completo da propriedade, verificando se todas as informações necessárias estão disponíveis para o desenvolvimento do projeto de Crédito de Carbono.
✅ Após a aprovação, conduzimos todo o desenvolvimento do projeto utilizando a metodologia mais reconhecida globalmente (VERRA).
✅ Com os créditos emitidos, buscamos ativamente compradores potenciais, conectando seu projeto a indústrias nacionais e internacionais para agilizar seus recebimentos.
Você merece ser recompensado por evitar que esse gás poluente seja exposto ao ambiente!
Créditos de carbono são certificados que representam a redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera. Eles são gerados por projetos sustentáveis, e podem ser comercializados no mercado de carbono. Empresas e países os utilizam para compensar suas emissões e cumprir metas ambientais.
Créditos de carbono são gerados quando projetos sustentáveis evitam que uma tonelada de CO₂ seja lançada no ar. Organizações, como a Verra, verificam esses projetos e emitem os créditos como "comprovantes" de que a poluição foi realmente reduzida. Esses créditos podem então ser vendidos para outras empresas que precisam compensar suas próprias emissões.
Empresas e governos compram créditos de carbono para compensar suas emissões de poluentes, cumprir leis ambientais ou melhorar sua imagem sustentável. Investidores também adquirem para revender ou apoiar projetos ecológicos. Basicamente, é uma forma de equilibrar a poluição gerada, financiando iniciativas que reduzem o CO₂ no planeta.
Basicamente, para que a sua propriedade seja elegível para um projeto de carbono é necessário produzir biogás. Para isso, a propriedade deverá contar com um ou mais biodigestores, em instalação ou com menos de 1 ano de funcionamento.
Na suinocultura, estima-se que cada suíno pode gerar até 1 crédito de carbono por ano. Assim, uma propriedade com 4.000 animais tem potencial para produzir 4.000 créditos anuais. Considerando o preço médio de R$ 30,00 por crédito no mercado, isso representa uma receita adicional de até R$ 120.000,00 por ano. Para um cálculo mais preciso, faça um diagnóstico da propriedade com nosso especialista gratuitamente. Entrar em contato.